terça-feira, 13 de agosto de 2013

Dos direitos e liberdades de cada um

Entre todas as coisas ruins que existem no mundo acho que uma das piores deve ser não poder ser quem você é. Ser obrigado a ser o que não quer. Ficar onde não se quer estar. Fazer coisas que não são da sua vontade. Tive sorte de nascer na minha família e ter a mãe que eu tenho e assim ter tido a liberdade de fazer minhas próprias escolhas. Foi dessa forma que aprendi que não podemos impor nossa vontade aos demais, nem julgar os outros por serem diferentes e exatamente por isso, aprendi que não somos donos de ninguém e não podemos condená-los a infelicidade de viver uma vida que não querem, nem obrigá-los a ficarem onde não querem estar. Foi por isso tudo que eu aprendi que cada um é livre pra ser o que quiser e mudar de ideia quantas vezes forem necessário. Então, eu compreendo e fico contente em dizer que se você não é feliz onde está, com quem está ou com o que está fazendo, você tem todo direito de mudar, de voltar atrás e de ser só o que quiser ser. Fico feliz em dizer: fique a vontade, você pode fazer o que você quiser, ir para onde quiser, fazer só e exatamente aquilo que quiser. Ninguém é obrigado a crescer, nem tão pouco a amar, a ter compromissos e responsabilidades. É a escolha de cada um! E ninguém é obrigado a querer as mesmas coisas que você.

Mudar é sempre complicado e dolorido, mas se pesa mais que o necessário, se fica muito difícil de seguir em frente, então talvez você não precise mudar e comece a perceber que não quer! Se for isso, garanto, você tem todo direito de não querer mudar, a escolha é sua e de mais ninguém. A escolha é tão sua que as consequências dela também são suas. Então se você não quer mudar, crescer ou ter compromissos na vida, tudo bem você tem esse direito e ninguém vai te julgar por isso, mas não seja mimado e aprenda que pra se ter alguma coisa na vida, é preciso perder alguma outra. Aceite os fatos e as consequências dos seus atos, sua falta de atos ou suas escolhas e tente compreender os direitos dos outros também.

O que é verdade pra mim, pode não ser pra você e vice-versa! Nós somos consequência das escolhas do mundo. Um dia seus pais escolheram um ao outro, escolheram se casar, escolheram fazer sexo e você foi a consequência dessas escolhas. Então, até uma certa idade seu poder de escolha é meio nulo, porque você ainda é uma consequência. Mas a gente já começa a escolher sorvete ao invés de fruta, um brinquedo novo ao invés de roupas. Uma tarde livre ao invés da aula. Até que um dia você começa a tomar as suas próprias decisões pra valer e fazer suas próprias escolhas. Você vai carregar muitas influências com você, é claro, mas a escolha final é sempre sua!

Seus pais te disseram pra não usar drogas, mas a escolha é sua. Sua mãe disse que você precisava arrumar um emprego e ser um advogado, mas a escolha é sua. Seu chefe disse pra você votar no PT, mas a escolha é sua. Sua mãe disse pra você não transar com o primeiro idiota que aparecer, a escolha ainda é sua... e por aí vai!

Boa sorte nas suas escolhas, cuide bem delas, são suas!

Minhas escolhas não são melhores que as de ninguém, mas eu não quero sentar no trono de um apartamento, com a boca escancarada cheia de dentes e esperar a morte chegar, desculpem, eu quero mais, sempre!

De qualquer forma, faz o que tu queres ah de ser tudo da lei... ;)  


Nenhum comentário:

Postar um comentário