sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Adultices (Parte 2)

Em 2010 eu escrevi um texto sobre uma ida ao mercado, na qual eu comprava meu próprio sabão em pó, foi muito legal, pode relembrar aqui: http://migre.me/fHyH4


Nessa mesma linha, sai da independência do sabão em pó. Hoje devo ter pelo menos uns 10 produtos independentes. Divido um apê com duas meninas, então a TV não é tão independente, nem o chuveiro ou a máquina de lavar. Mas estamos muito perto disso.

Num desses outros dias empolgantes, fui à uma loja de materiais de construção:
Então, um dia você cresce. Um dia você cresce, arruma suas coisas e decide morar em outra cidade. Aluga um apartamento, instala luz e água no seu nome, paga condomínio e faz compras no mercado todo mês. Ninguém mais vai lavar a louça, tirar o lixo ou cozinhar pra você. Não, ninguém mais vai te chamar pra levantar, definitivamente! E quando o cano estourar, ninguém vai arrumar pra você. Quando o chuveiro queimar, quando a chave quebrar e quando chover muito forte, você precisa se cuidar sozinha. E você consegue, vejam só, não é tão difícil. 

Mas aí, depois de tudo isso, você já tem um bom FGTS, uma grana na poupança, nenhuma outra divida, a moto tá paga, o nome tá limpo, pronto, acho que tá na hora de comprar uma casa. Você começa a procurar, se estressa, visita uns 20 imóveis, não acha, acha que nunca vai encontrar e um belo dia você encontra, sua mãe vê e gosta, mas quem decide é você. E você decidiu, assinou um papel e pronto. Sente-se inteligente, madura e responsável, mais independente ainda. Para em frente a todas as lojas de móveis que vê e fica sonhando. E aí chega o dia em que você vai até a loja de materiais de construção escolher o seu piso, para a sua casa! 

Você entra, arrumadinha pra passar aquele ar de que sabe o que está fazendo, cumprimenta o vendedor com a mão firme e o enche de perguntas coerentes. Ele te mostra um, te mostra outro, você finge que sabe tudo que ele tá falando e sorri, mas não sabe o que fazer. Liga pra mãe disfarçadamente, liga pra irmã, mas ninguém pode ajudar, é uma escolha sua, assim como todas as outras. No fim das contas você sabe o que é pastilha de vidro, argamassa, rejunte e porque vai precisar de uma peça de granito na saída do banheiro. Sabe e decidiu sozinha. O banheiro vai ficar lindo! Fecha o negócio, paga em três vezes no cartão de crédito e sai cantarolando da loja, sentindo muito orgulho de si mesma e pensando: "quando foi que eu cresci tanto?!" 

Adultecer continua sendo complicado em muitos outros aspectos, às vezes tenho medo de me arrepender de uma coisa ou outra. Acho que eu não queria errar, sabe?! Nem na cor do piso, nem em nada na vida. Mas todos nós estamos sujeitos a isso. Se estiver errado, depois a gente arranca tudo e troca, muda, arruma! Ando feliz com esses passos tão adultos e seguros. Em breve eles serão mais largos, com direito a minha própria vista na janela! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário