segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Prós e Contras

Como estou num clima mais positivo, apesar da bagunça interna, vou começar pelos prós:

01 - Independência dos sentimentos, atos e humor: uma noite dessas percebi que não é ruim ficar sozinha, o ruim é se acostumar de novo. Depois que passar essa fase de adaptação vai ser mais fácil. Dizem que se a gente repete algo por 30 dias, vira hábito, então estamos quase lá. Entre as vantagens do fim de um relacionamento é que quando as coisas dependem só de você, tudo flui, as coisas acontecem como e na hora em que você quer. Não precisa consultar ninguém, nem saber a quantas anda o humor do outro, é só você e pronto, é até meio egoísta se for pensar assim, mas é melhor. Porque quando você tem alguém, se a pessoa não está bem, automaticamente você também fica mal, e assim por diante. Quando se está sozinho, dane-se! Se você ficar triste, terá que sair dessa sozinho e se estiver feliz também, ninguém tem nada a ver com os seus sentimentos e isso é realmente bom. 
02 - Tranquilidade: parece que a gente fica mais leve. Sério, parece que é mais simples ser sozinho, no auge dos 26 anos a gente já não precisa mais agradar ninguém. Nossos amigos já nos conhecem o suficiente pra saber que somos dramáticos, esquisitos e caretas. E eles não se importam. Não precisamos mais nos encaixar num grupo, fingir que gostamos de balada só pra participar. E aí quando um relacionamento acaba você percebe quantos milhões de coisas você fazia só pra agradar e o quanto isso era pesado. Sim, você pode ser você mesmo, sem medo de ser feliz! E eu não gosto de usar salto, sou careta demais, não gosto mais de bebedeira e nunca gostei de rotina! Amém.
03 - Alta fidelidade: melhor do que se dedicar ao outro é se dedicar a si mesmo. Acho que fui muito relaxada comigo mesma nos últimos 3 anos. Volto a dizer, parece egoísmo, mas não é. E agora vai parecer clichê, mas é verdade, a gente precisa aprender a se amar e a se respeitar primeiro, antes de querer amar outra pessoa. Precisamos ser fiéis e leais a nós mesmos, antes de qualquer outra coisa.
04 - Mudança e recomeço: quando a gente se apaixona faz de tudo pra se adaptar e se moldar a quem está do nosso lado. Essa é a coisa mais errada que você pode fazer! Sério! A gente não pode deixar de ser quem é, é claro que mudamos e evoluímos com o tempo, mas temos que fazer isso por nós mesmos, não "forçados" pra agradar os outros. Aí quando acaba, parece que a gente muda muito, mas não, só estamos voltando a ser nós mesmos, a ser quem éramos e que nunca deveríamos ter deixado de ser. Sejamos mais sinceros na próxima. Quando for conhecer alguém não diga que você curte coisas que não curte só pra se aproximar, não finja que gosta de algo que não gosta, vai fazer mal pra você e pra quem estiver com você. Foi o que eu aprendi! 

Entre os contras, parece que tem bem mais coisas, mas tudo é uma questão de tempo e adaptação:

05 - Ciúmes, obsessão, possessão: quem foi que disse que quando você namora alguém, ama alguém, você se torna dono da pessoa?! Pior, quem disse que a gente continua sendo dono depois que acaba? É horrível mas todas aquelas idiotas que você detestava curtem tudo que o cara posta e você não tem mais nada a ver com isso. Com certeza deve ter um monte de meninas oferecendo colo para o pobrezinho e você realmente não tem nada com isso. A gente fica meio obsessivo, procurando uma migalha da pessoa em cada centímetro da vida, lê as cartas mil vezes, entra no perfil da pessoa todo dia, acha que tudo que ela faz é pra te provocar, etc etc.. Sentir isso, esse ciúme e essa obsessão pela pessoa é enlouquecedor. Mas passa!
06 - Solidão: o telefone nunca mais toca. Você vai segurar vela para muitos e muitos dos seus amigos e por muito tempo. Vai acordar sozinha no domingo. Vai entrar em pânico na balada e quando alguém encostar em você vai fugir e se esconder no banheiro. Quando a correria do trabalho na festa acabar, vai olhar e ver todo mundo se divertindo e constatar que está sozinha. Não é triste, é só real, e no fundo você até prefere estar sozinha. É triste mas a gente acaba constatando o quanto esse lance de conhecer alguém é podre, é pobre! Um monte de gente vai se aproximar de você, com segundas intenções, pra se aproveitar mesmo e isso vai te deixar com raiva. Mas é assim mesmo... O importante é ter consciência dos seus próprios atos e enfrentar isso como um adulto.
07 - Dúvidas e lágrimas: prepare os lencinhos, você vai chorar muito, cada minuto por um motivo diferente. Vai se perguntar onde foi que errou, porque errou, não vai encontrar respostas. Sua família vai dizer que você exagerou, todo mundo vai encontrar uma explicação que não explica nada. Você vai sentir raiva, dele e de você mesma. Vai ficar tão magoada e perdida, como nunca achou que pudesse ficar. Vai se perguntar se era o melhor a ser feito mesmo, mil vezes. Vai se perguntar se ele pensa em você e se te amava mesmo. Vai ter que reconhecer que ele parece mais feliz sem você e vai ter que encarar que mais cedo ou mais tarde teria que acabar mesmo. E uma hora ou outra você vai se perdoar e perdoar ele também e só seguir em frente. Mas é difícil.
08 - As coisas que você queria e que já não sabe se quer: por um lado o que você queria era simples, era só amor e que a pessoa fosse feliz com você, que bastasse e fosse suficiente. Aí você quer esquecer e não quer mais sofrer. Então você pensa que quer ele de volta. E aí pensa que não pode querer isso. Pensa que nunca mais deveria querer ninguém, e em seguida pensa que não quer ficar sozinha pra sempre. Assim, uma bagunça mesmo. 

Moral da história:

É foda pra caralho! Mas vai passar e tudo vai ficar bem! Só isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário