sábado, 25 de setembro de 2010

Sobrecarga de Alienação

Se com a globalização, todo mundo tem opinião sobre qualquer assunto,
qual a melhor receita pra formar sua própria opinião?

Houve um tempo - talvez nos meus sonhos de caloura - em que os meios de comunicação eram os formadores de opinião. Eu acreditava que os jornais eram os donos da verdade, que existia ética e imparcialidade na mídia e que os jornalistas eram os heróis, que traziam as verdades até as nossas casas todos os dias.

Desde a 5ª série quando, sem saber o que estava fazendo, decidi ser jornalista, ouço dizer que comunicadores precisam ter opinião sobre tudo. Acompanhar os noticiários e ler muito para não serem alienados, manipulados ou facilmente influenciados.

Então se começa uma busca cotidiana por informação e descobrimos que não é bem assim. Geralmente, quem manda são os donos dos veículos que você vai trabalhar e não seguir a linha editorial significa desemprego. Jornalistas são seres humanos e têm seus próprios gostos/pontos de vista e por isso não podem ser imparicias. Todos, ou quase todos os veículos de comunicação tem posição política e por isso são tendenciosos em boa parte do que fazem.

Me sinto meio abandonada nesse momento!


E aí? Como você forma sua opinião? Imparcialidade? O que é isso? Como você foge da alienação imposta pela mídia formadora de opinião? Isso ainda tem a ver com a indústria cultural, não tem?!

Em época de eleição, piora. Você lê, ouve e vê tanta coisa que, eu pelo menos, me sinto cada vez mais ignorante. São tantas informações, que quanto mais sabemos, menos sabemos. Aí vem toda aquela discussão sobre quem está dizendo a verdade, o que é a verdade. E a verdade em si nunca aparece. Qual é? Diz aí quem são os vilões reais dessa história? Imprensa? Governo? Lula? PT? Dilma? FHC? Serra? Beto? Osmar? Marcelo Tas? Haha...

Claro que eu e você sabemos que a Globo não é imparcial, que a Veja é de direita, que quase todas as rádios de Ponta Grossa tem ligação com algum partido político. Mas e os cidadãos que talvez não tenham acesso à tudo que rola nos bastidores? A massa? Como falávamos nas aulas. Não era dever do jornalismo "zelar" de alguma forma pela sociedade? Não é a massa que elege os governantes? Será que eles encontrarão uma saída? Bem, eu tenho procurado, mas infelizmente ainda não encontrei. E parece que quanto mais leio, pesquiso e tento não ser alienada, menos opções restam.

Mora da história? Continuamos lendo, nos informando, ouvindo tudo o que for possível. Em breve estaremos loucos e ainda não saberemos nada. Talvez um dia, quando formos menos individualistas. Talvez no dia em que política não seja apenas um jogo de interesses de um ou outro partido. No dia em que governar uma cidade e um país não tenha nada a ver com status e poder, mas sim com o interesse comum e a melhoria das condições de vida de todos. Uma vez me disseram que o que é certo e verdade pra mim, pode não ser pra você. Eu concordo. Por isso vivemos numa democracia. Concorrência, competitividade e oposição são ótimos. Desde que não inclua jogar baixo, manipular e corromper pessoas.





P.S: Vale lembra que essa é só a minha reles opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário