domingo, 1 de março de 2009

Cada um é cada um

Todos são únicos. Cada um é cada um. É fácil ser um. Acaba que parece que o mundo gira ao redor do nosso umbigo. Então, quero falar de mim, você quer falar de você e ninguém presta atenção em nada e tão pouco acredita que o problema do outro seja pior ou mais importante que o próprio. Mas não somos egoístas. Longe disso. Nós?! Nunca.

Só que ás vezes ninguém aguenta escutar as já tão manjadas choradeiras. Aí é fácil enteder porque o silêncio enquanto o outro fala. Devem estar pensando: "De novo essa história? Aí o que será que eu vou vestir amanhã?" Nada demais e até compreensivo. Estamo tão ocupados com nós mesmos que é difícil querer entender o outro. Alguns ficam em silêncio, outros se irritam e tem aqueles que tentam resolver o que quer que seja a todo custo, porque se sentem responsáveis pela felicidade do outro. Só que não é assim. No fundo as pessoas só querem falar, nem precisam ser ouvidas em alguns casos. Mas por pra fora faz parte. Por isso é natural falar sozinho!

Não se trata de "Ninguém me dá atenção" ou "Não conto nada a ninguém porque não quero incomodar". Mas de se auto-avaliar. Será que as nossas reclamações são dgnas de serem reclamadas? Se não nos dermos conta disso, sufocaremos nossos amigos com uma enxurrada de pessimismo e palavras tortas. Eles se preocupam, mas ninguém é obrigado a ouvir nossos dramas à qualquer segundo. Se não estivermos mais disponíveis a ouvir e a falar coisas relativamente importantes, estaremos fadados àquele velho ditado popular: Cada um por si e (talvez) Deus por todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário