quinta-feira, 12 de março de 2009

O que se aprende com a crise

Em algum momento da vida devo ter lido que o importante não são os momentos difíceis, mas as lições que aprendemos com eles. Acredito nisso. Tenho certeza que podemos superar milhares de dias ruins e que não há dia ruim que não termine. Sei que tempestades sempre existirão e certamente o sol brilhará novamente de manhã. Também acredito na Lei de Marphy, mas isso já é outra história.
Você deve estar pensando que isso é discurso pra boi dormir e no quanto estou sendo hipócrita. Calma, já você me crítica. Sim, é fácil falar que o sol vai brilhar amanhã, é muito simples dizer que tudo vai dar certo, que as coisas vão melhorar e etc, agora explica isso pra alguém à bera de um ataque de nervos. Ela não vai entender, não vai acreditar e, é bem provável, que mande você para aquele lugar. Entretanto, depois que o sol realmente volta a brilhar nos deparamos com várias lições, coisas que aprendemos até sobre nós mesmos.
Bem, após uma série de estudos realizada por nossos pesquisadores, temos a honra de apresentar os resultados da última grande quebra da bolsa de valores, do desabamento das Torres Gêmeas, da Crise Mundial vivida por ninguém mais, ninguém menos que, EU.
O que se tira da crise? O que você aprende quando tá ferrado?
Que sempre haverá com quem contar. Que de fato não estamos sozinhos. Que aqueles que tínhamos certeza que estariam ao nosso lado podem nos descepcionar e quem nem sonhávamos que poderia nos estender a mão, pode nos surpreender quando corre a nos socorrer.
Aprende, que falamos muitas coisas quando estamos com raiva. Palavras que saem sem sentir e que certamente magoam. Que nos arrependemos de ter ficado com raiva, ter magoado e até de ter falado. Que temos capacidade de sobra para achar culpados e fazer julgamentos desncessários.
Reconhecemos que exageramos, mas nunca deixamos de exagerar. Reconhecemos que as vezes fazemos tempestade em copo d'água. Chegamos ao limite, chutamos o balde, viramos a casaca, largamos tudo, choramos feitos desesperados, decidimos ir embora, sumir, morrer, nos arrependemos no miuto seguinte mas continuamos querendo ir embora. E aí que descobrimos que rodar a baiana pode ser uma boa estratégia para que percebam a nossa existência.
Descobrimos que não existem segredos, por isso espalhar boatos é a coisa mais fácil do mundo. Concluímos que nossos chefes tem o dom de falar qualquer coisa para nos acalmar, mesmo sendo a maior mentira do mundo e, vemos que eles acreditam realmente que nós acreditamos neles.
Mas o mais impotante, confirmamos todas as teorias descritas num texto atríbuido à William Shakeaspare e temos enfim certeza de que o sol realmente brilha depois da tempestade e que cada vez que nós achamos que não podemos mais, podemos mais um pouco. Nós realmente podemos vencer batalhas "invencíveis", mesmo sendo impacientes, arrogantes e dramáticos, nós podemos! As melhores oportunidades surgem em meio à crises e nós podemos muitos mais depois de superar um dia difícil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário