quinta-feira, 17 de abril de 2014

O errado que deu certo

No fim, não era tão difícil afinal. Enquanto lavava os pratos e contemplava seu reflexo na janela escura da cozinha, sorria e pensava que realmente tinha se saído bem. No fim, aquele medo todo da solidão nem era assim tão assustador. Ela tinha aprendido a viver sozinha e sentia-se bem com isso.
 
Depois de tantos dias perturbadores, ela finalmente percebeu que ainda não estava preparada para viver com alguém e agradeceu a Deus no instante em que se deu conta disso. Sorriu ainda mais enquanto conversava em voz alta na cozinha vazia. Em meio aquela madrugada de outono, declarou que Ele tinha razão e riu de si mesma pensando mais uma vez no quanto tinha sido teimosa e como estaria sua vida se tivesse "dado certo". Ainda bem que deu errado, para ambas as partes!
 
As noites eram simples e a liberdade de ser quem somos era algo prazeroso. O sofá rasgado nunca tinha sido tão confortável. A bagunça da casa era aconchegante e o fogão sabia que só receberia uma visita quando não tivesse mais jeito. Não tinha pressa, não tinha prazo e os planos - ora que planos?! Pela primeira vez o plano era não ter plano, deixar as regras de lado pra variar. Conservava os sonhos com carinho, mas não se desesperava mais como antes. Estava calma e aceitava que nem tudo precisava ser como queria, ou quando queria. Qual o problema de ser humano, afinal?! O lema era: um mês de cada vez, um dia após o outro.
 
No fim do ano começaria a arrumar tudo, dar a sua cara para aquele lar, uma peça de cada vez mas sem que isso interrompesse as viagens que desejava fazer. Primeiro o quintal, com a lavanderia e a churrasqueira, depois os detalhes do banheiro e um sofá cama cinza para o novo escritório que teria uma parede azul. A cozinha planejada com uma mesa para os amigos. A estante cheia de livros na sala. Novas gavetas e o quadro do Elvis num quarto descolado. As flores que iria plantar no muro da entrada, o cachorro fazendo festa nos fundos, as horas ensolaradas que passaria naquele lugar e os dias frios de inverno num novo sofá. Analisando bem, não cabia mais nada velho ali, nada que não fosse seu, nada que não fosse real. Pensando bem, tudo tinha voltado ao normal: seu sorriso, sua paz, sua coragem, os sonhos e a liberdade que a faziam feliz, estavam todos ali, colorindo os espaços em branco. Ela estava novamente feliz e não devia nada a ninguém por isso!
 
Talvez esse seja o maior clichê de todos, mas o fato é que Deus realmente sabe o que faz, não tira nada da nossa vida se não for pra nos trazer algo melhor e nem dá uma cruz maior do que aquela que podemos carregar. Caso você não acredite em Deus, desconfio que podemos ter a mesma opinião sobre a vida: tudo acontece como e quando tem que acontecer, mesmo que a gente se rebele, mesmo que não consigamos entender. Quando digo que um dia tudo isso fará sentido, eu não estou errada! Muitas vezes ultimamente, quando estou indo pra casa, sinto que está tudo realmente melhor e o que não estava, agora está muito perto de melhorar...
 
Moral da história: enfrente suas lutas com a cabeça erguida, não desista e não desanime, por pior que seja a batalha, um dia ela vai passar e terá um significado que naquele momento não era perceptível aos olhos. Ás vezes quando dá tudo errado, acaba dando tudo certo! Boa sorte!
 
♫ Look at the stars
Look how they shine for you
And everything you do...
 

Um comentário: