quarta-feira, 15 de abril de 2009

Desligue e ligue de novo I

Nunca levei a sério essa história de máquinas substiruirem o homem. Faz tempo desde a primeira vez que ouvi sobre isso. Estudiosos sempre falaram, previram e discutiram, entretanto, sou adepta do ver pra crer e, até agora, eu mesma não tinha visto de perto. Será que a tal era das máquinas finalmente chegou? A era da tecnologia? Das novas mídias? Você está com medo?

Chegamos a um ponto em que não dá mais pra sobreviver sem no mínimo um e-mail e um telefone celular. É impossível manter um emprego ou um relacionamento sem esses dois sinais vitais. Cada vez há mais formas de estar atualizado e plugado no mundo. Agora todos nós, independente de cor, credo ou idade podemos produzir e divulgar algum tipo de conteúdo e lutamos por isso, lembra? Falamos em democratização digital! Já existem projetos de lei funcionando no Rio de Janeiro com o título "Internet para Todos". Isso tudo é lindo. Sem dúvida alguma. O mundo digital tem facilitado e muito nossas vidas. Só esquecemos de um pequeno detalhe: Tudo que é demais sobra. Sobras vão para o lixo. Lixo acumulado causa poluição. Poluição destrói o meio ambiente.

Já assistiu o Wall - E? É mais ou menos isso! Eu estou com medo. Vivemos uma democracia demasiadamente burra. Se me permitem fazer um comentário leigo e talvez idiota, toda essa produção desenfreada de conteúdo, muitas vezes inútil, pode acabar entupindo as artérias virtuais e causando um sério dano. Sem drama ou pessimismo! Mas internet é uma terra sem lei e condicionamos nossas vidas a ela, sem pedir nenhuma garantia. Se der uma pane geral no sistema, o que vai ser? Desligar e ligar de novo?

Sou a primeira a reconhecer que sempre falaram no fim de inúmeras coisas, como os jornais, o rádio e agora a TV. Cada vez que algo novo chegava anunciavam o fim do velho. Entretanto, até agora, entre mortos e feridos todos se salvaram, se adaptaram ao novo. Assim, sei que não há razão para tanto drama. De qualquer forma, fica o alerta! Desconecte-se, apenas um pouco!


Nenhum comentário:

Postar um comentário