terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Do equilíbrio, da democracia e da oposição

Sempre leio, vejo e escuto brigas entre políticos de "lados" opostos e sempre critiquei isso. Já percebeu como todos estão sempre certos e sempre tem a melhor solução para os problemas do mundo?! E se para o lado A aquilo é bom com certeza é ruim para o lado B. Entendem?! Acho isso feio e acho que todos deveriam trabalhar juntos pelo bem comum. É muito guerra de egos, vaidades e futilidades. Mas aí, pensando bem, não é melhor que seja assim? 

Num país do tamanho do Brasil, num estado do tamanho do Paraná e numa região como os Campos Gerais, em cidades como Carambeí e Ponta Grossa,  qual o tamanho da nossa diversidade? Quantas pessoas com pensamentos e necessidades diferentes devem existir? Todas querendo ter vez e voz. Como atender os anseios dessas pessoas? Como a dona presidente Dilma vai saber o que a dona de casa Maria dos Santos precisa e é melhor pra ela? Como, afinal, o doutor governador Beto Richa vai saber o que o doutor Almeidinha da farmácia da vilinha precisa? Não é melhor então que existam pensamentos opostos para chegar a um senso comum do que é melhor para a população? Maiorias e minorias. 

A oposição é necessária, obvio que não dessa forma competitiva e fútil, do quem ganha mais, mas é importante ter uma segunda opinião, alguém pra questionar e dizer pra gente que aquilo é errado, ou certo, bom ou ruim. E é importante que a gente ouça os dois lados e entenda que podemos mudar de opinião se quisermos. A oposição é extremamente necessária para a democracia funcionar. E acho que todos concordamos que a democracia é melhor que a ditadura. 

Dadas essas constatações digo-lhes que o que todos buscamos e precisamos em todos os setores de nossas vidas, diariamente é de equilíbrio! Quando conquistarmos isso seremos felizes, ou pelo menos, normais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário