quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

O oposto de "Feliz Natal"

Antes de mais nada, não sou nenhuma ranzinza sem coração que não tem espírito natalino, calma.

Qual é o problema do Natal?
Muitas pessoas o esperam o ano todo. É uma data religiosa, de se passar com a família, etc etc. Era pra ser uma coisa mágica para as crianças - Se bem que nunca acreditei em Papai Noel e também, nem tentaram me convencer da existência dele. Entretanto, o que tenho visto nos últimos anos, pelo menos lá em casa, é um estresse sem fim.

O que há com as pessoas quando o assunto é festa? É uma ânsia desesperada para dar o melhor presente, ter a melhor ceia, fazer a noite mais perfeita de todas. O que é isso? A cidade cheia, o trânsito um caos, rios de dinheiro investidos em coisas e coisinhas que em menos de uma semana serão esquecidas. Luzes, luzes e mais luzes. Árvores gigantescas, enfeitadas como num carnaval sem fim. Uma bagunça desenfreada e consumista. Aí as mães saem cedo de casa para fazer as compras para ceia, o mercado está lotado, empurra empurra, fila para carne, fila pra passar as compras, estresse, pressa, aaaaahhhhhh... me tirem daqui. Quem precisa de tanta comida no Natal? Pra quê tantos presentes? Quanto você gasta a mais com energia elétrica? Quanto tempo você perde em supermercados, lojas e afins? Porque não usar esse tempo para realmente estar com a família?

Li um artigo esses dias que criticava pessoas que, como eu, não gostavam do fato do Natal ter se tornado uma data comercial, falando que é a data em que muitas pessoas conseguem emprego e assim levar alguma coisa para casa, ou que, com o 13º, muitos pais e mães podem realizar os desejos de seus filhos. Enfim, pensei com meus botões, "sou uma grande idiota por não gostar dessa forma de fazer Natal", mas não, não mesmo!

Dá pra fazer uma coisa mais simples, mais aconchegante, sem tanto estresse, sem que ninguém fique sem presentes e todos se alimentem bem. O que é um Feliz Natal de fato? Não posso responder por você, certamente, mas uma coisa eu sei, Feliz Natal não tem nada a ver com estresse em filas quilômétricas nos super-mercados e shoppings centers.
Eu quero Natal de verdade. Quero a alegria e a paz do Natal, de volta!

Um comentário:

  1. Mas essa minha amiga se estressa... deixa rolar flor... o Natal é pra gente lembrar que um dia nasceu uma pessoa muito especial no mundo que dá exemplo de bondade e generosidade até hoje... que sejamos assim todos os dias, como ele foi... e que não lembremos apenas dia 25...

    ResponderExcluir